Eis a grande questão, “Quem é o Maioral da Quimbanda?”
Cada templo de Quimbanda possui determinado segmento, o que será dito aqui, não se trata da verdade absoluta, mas sim do que é executado em nosso rito.
O Maioral da nossa Quimbanda é BELZEBUTH, uma vez que, conforme dados de registros históricos Beelzebub é o senhor da guerra e dos exércitos, segundo em comando na hierarquia infernal, detentor do comando de todos os Exus e Pombogiras, foi Belzebuth quem fez a coroação destas entidades, por conta disso, ele é o soberano da Quimbanda que professamos.
Representado pela imagem de Baphomet, Belzebuth aponta seus braços para os horizontes, nos fazendo entender que, o que está acima é IGUAL o que está embaixo, nos provando assim, que no mundo espiritual, o negativo, o “abaixo”(inferno) não é menor e nem maior do que o “acima”(céu) e sim são polos IGUAIS.
Indo um pouco mais a fundo no assunto, devido à influência do cristianismo na época, muito se foi perdido em termos de dados, afinal, na visão deles, somente existe o Deus cristão, qualquer outro é considerado “demônio maligno”, então os templos de vários Deuses milenares, foram destruídos e seus seguidores queimados em fogueiras, e com o passar do tempo, criou-se uma crença errada, de que o mal é representado por demônios, que tudo de mal que acontece no mundo, é devido à influência de alguma divindade maligna, quando na verdade, é apenas uma forma errônea de justificar os atos maléficos HUMANOS. Esses Deuses antigos, que hoje são taxados de Demônios, cada um tem mais o que fazer do que sair por aí influenciando cristãos. Um exemplo disso, é a Magia Negra:
Muitos nos buscam para fazer suas vontades, sejam para destruir inimigos, afastar desafetos, amarrar pessoas dentre outras, assim como tem pessoas que pedem o bem, saúde, abertura de caminhos, melhorias na vida enfim, o mundo espiritual é neutro, quem vai determinar se vai ser bom ou ruim é o SER HUMANO que nos busca, ou seja, não são as entidades ou divindades que são ruins, e sim o ser humano que vai determinar se é o bem ou o mal que vai ser executado. Conclui-se assim que, justificar seus atos malignos e egoístas e culpar as entidades por TEU coração impuro, não é mais aceitável como desculpa.
Belzebu é um Deus muito positivo, detentor da produtividade, dos bens materiais, do progresso e fertilidade e também da guerra, o culto à ele nos favorece muito, nos ajudando em nossa caminhada terrena.
AGIOS BELZEBUTH!